O Gênesis da Energia Química Humana - Parte III (Gorduras)

As gorduras são constituídas por três ácidos gordos associados a uma molécula de glicerol (triglicérido). Os lípidos (termo apropriado) que o corpo utiliza na produção energética proveêm dos depósitos de gordura formados pelos lípidos ingeridos na alimentação, assim como pelos excessos de hidratos de carbono e proteina que se converteram em lípidos. A gordura pode assumir uma forma sólida (alimentos) ou líquida (óleos).

Os lípidos assumem importância em algumas funções no organismo, a principal como fonte energética, como isolante térmico, ou como auxiliar na sintese de substâncias, como as vitaminas, lipoproteinas, etc.

Os benefícios de cada tipo de gordura são muito polémicos e descutíveis. Entretanto apresento as ideias da dieta paleolítica, que a meu ver são as mais recomendáveis, até estudar algo em contrário...

As gorduras podem ser divididas em vários tipos:
- Gorduras Saturadas de cadeia longa (leite, carnes vaca e porco, etc.), constitui a maioria dos ácidos gordos nas células, sendo a principal fonte energética primária. Gordura sem qualquer nível de toxicidade podendo ser ingerida sem preocupações;

- Gorduras Saturadas de cadeia média (leite de coco, leite materno), o leite de coco é uma excelente gordura para usar nos cozinhados, sendo uma gordura que apresenta igualmente um índice de toxicidade reduzida.

- Gorduras Insaturadas (azeite, óleo de coco, nozes, amêndoa, castanha, óleos vegetais, atum, salmão, arenque, etc.) formam o estrutura do organismo e devem ser ingeridas com moderação, mesmo sendo uma gordura saudável, há neste grupo gorduras altamente suspeitas, as poliinsaturadas (óleos industriais e processados).

As gorduras saturadas e monoinsaturadas apresentam varíadíssimos benefícios: auxiliam a redução do risco de sofrer problemas cardiacos, diminui os níveis do mau colesterol LDL, aumentando o bom colesterol HDL, favorece o aumento da massa muscular (o músculo é constiuído por gordura e proteínas), tem um papel importante no estado anímico e apoio energético prolongado no organismo. 

- Gorduras Trans (alimentos industrializados processados, biscoitos, doçaria, confeitaria, margarinas, frituras e salgadinhos), a gordura que devemos "fugir a sete pés". Extremamente prejudicial à saúde e sem qualquer benefício para o organismo.

Resumo: As gorduras devem constituir cerca de 20%-25% das suas calorias diárias. Elimine por completo as gorduras Trans e modere a ingestão das outras gorduras. Opte preferencialmente pelas gorduras animais e com moderação as gorduras dos alimentos oleaginosos (amêndoa, nozes, avelã) e pela gordura dos peixes como o salmão, atum e sardinhas. Acima de tudo tenha prazer na degustação sem comprometer a sua dieta. 

Sem comentários:

Enviar um comentário