O conjunto de todas as transformações químicas que ocorrem no organismo do ser humano denomina-se de metabolismo. Essas transformações químicas compreendem, principalmente, a sintese (anabolismo) e degração (catabolismo) dos nutrientes contidos nos alimentos, sendo crucial para a sobrevivência do homem, permitindo a renovação e reprodução de tecidos celulares.
É necessário levar em consideração que todos temos uma taxa metabólica diferente, uma vez que há múltiplos factores que influenciam o metabolismo: actividade física e intelectual, idade, sexo, estado emocional, clima, posição corporal, estado nutricional, patologias clínicas, etc.
Desta forma, para o organismo efectuar estas reações químicas de sintese e degradação necessita de energia, energia essa proveniente dos alimentos sob a forma de calorias (unidade de medida calorífica- CALORIAS NÃO SÃO SÓ GORDURAS, APENAS UMA UNIDADE DE MEDIDA), havendo nesses processos libertação de calor (termogénese).
Os Termogénicos são então alimentos/especiarias que ajudam a aumentar a termogénese, estimulando o sistema nervoso, aumentando a frequência cardiaca. A grande fonte desta energia adicional provém das gorduras, aumentando assim o gasto energético e a degradação da gordura circulante no corpo. São então alimentos termogénicos:
- Cafeína: a cafeína actua directamente no tecido adiposo e, indirectamente, estimula a libertação de hormonas que promovem a utilização da gordura, tal como a adrenalina. A cafeína encontra-se presente no café, chá verde e preto, cacau (recomendação BODY LIFE: chocolate acima de 75% cacau), guaraná, etc.
- Especiarias: as especiarias são os verdadeiros alimentos termogénicos naturais. Podemos incluir os seguintes exemplos: pimenta, mostarda, canela, gengibre. O efeito "picante" faz aumentar o calor e respectiva combustão de gordura.
- Laranja Amarga verde: tem uma potente acção termogénica. Os seus constituintes mais relevantes são os flavonóides, vitamina C e um alcalóide natural chamado sinefrina. Este alcalóide, é usado com o propósito de ajudar a controlar o apetite em programas de controlo de peso. A sinefrina ajuda também a aumentar a termogénese, a taxa metabólica basal e, consequentemente, promove a degradação da gordura.
- Ácido linoleico conjugado (CLA): aumenta a degração da gordura e encontra-se principalmente em lácteos, carne de pato e vaca e azeite.
- L-Carnitina : Transporta os ácidos gordos (unidade básica dos lípidos) para o interior das mitocôndrias, onde são transformados em energia.
Ficam aqui mais umas dicas para o seu estilo BODY LIFE.
Sem comentários:
Enviar um comentário